Arte Barroca

A arte barroca teve seu início na Itália, aproximadamente no século XVII, e muito antes do que se esperava ela já tinha se estendido para outros países da Europa até que chega ao nosso continente americano, onde nos foi apresentada pelos nossos vizinhos portugueses e os espanhóis.

A arte barroca teve um grande problema durante essa época, pois antes dela surgir, havia certa relação estável entre sentimento e a razão ou também certo equilíbrio entre a ciência e a arte. Esse problema surgiu porque os artistas daquela época achavam que o barroco poderia se misturar com a arte renascentista. Na arte barroca, predominam-se todas as emoções, os sentimentos que se pode trabalhar com o barroco.

Tudo que se relacionam a sentimentos, emoções, pode se relacionar também com mensagem de amor, pois não há nada melhor do que expressar tudo aquilo que sente pra alguém que gosta de verdade. A semana da arte moderna pode te informar mais detalhadamente tudo sobre a arte barroca, pois ela também fez sua historia na arte moderna e, até hoje, ela ainda é uma opção de muitos pintores na hora de fazer suas obras.

A arte barroca utiliza de uma composição em diagonal, ou seja, você pode ter a impressão da forma variada do tamanho das obras; tem também uma grande diversidade do claro para o escuro, o que representa uma forma variada de sentimentos e expressões. O barroco também abrangeu todas as classes sócias, para eles não há diferenças entre ricos e pobres, comerciantes e escravos, brancos e negros, etc.; para eles, todas as pessoas iguais.

A arte barroca faz parte da história da arte, onde além do barroco, entra também para a história da arte, a arte moderna, a arte contemporânea, a arte renascentista, dentre muitos outros tipos de arte. A cada dia que passa, cresce cada vez mais o numero de jovens artistas que inspiram em outros artistas mais popularmente conhecidos no mercado das artes, como sendo uma forma de inspiração nas criações de suas obras para, quem sabe um dia, poder ter no teatro municipal SP exposto seus quadros e poderem ser comparados a tantos outros artistas consagrados como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, dentre muitos outros que fizeram e fazem parte da nossa história brasileira.

A semana da arte moderna é estudada nas escolas nos dias atuais, e se realizou nos dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, e dentre esses dias, diversos quadros foram expostos para que todos os públicos de todas as idades possam prestigiar as obras dos consagrados pintores. A arte barroca também está exposta no teatro municipal e é aberta todos os dias para quem quiser ir lá prestigiar as obras desses pintores que tanto mudaram a nossa história da nossa literatura brasileira.

Gostou do artigo sobre Arte Barroca? Veja mais sobre Literatura aqui!